Tamarilhos e compota de Tamarilho

29 janeiro 2013



Juntando duas das ofertas de Tomates tamarilhos que aconteceram por estes dias, consegui a quantidade de frutos suficiente para experimentar fazer compota. Um pouco à toa, que o tempo não é muito e apenas chegou para pesquisar uma receita, retirei a informação que me pareceu essencial e da qual não me havia lembrado, mas que faz todo o sentido neste fruto, pelá-lo para lhe retirar a casca.

Receita: 
2 Kg de tamarilhos (já pelados em água a ferver)
1 Kg de açúcar, a maior parte dele amarelo (que acabei por achar insuficiente pois os frutos são muito ácidos) + 1/2 kg
1 pau de canela
3 cravinhos

Deixar apurar durante mais ou menos uma hora, mexendo de maneira a ir desfazendo um pouco os tomates. Fica uma compota agri-doce com sabor bastante intenso, recomendo para acompanhar um leite creme ou servir num prato de carne assada.

2 comentários :

  1. Adoro tamarilho/tomate de árbol! Essa compota chamou-me, até porque eu não sou muito amiga de doces e gosto do tamarilho mesmo assim como veio ao mundo (descascado, portanto).

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Que engraçado, por cá os tamarilhos são conhecidos como tomates brasileiros. Gosto muito de os comer assim ao natural, em compota nunca experimentei, mas fiquei com vontade! **

    ResponderEliminar